Casa das Sementes 
Criar uma Loja Virtual Grátis
hortícolas hibridas
hortícolas hibridas

 

Quando Mendel desejou cruzar diferentes variedades de ervilhas, preocupou-se em evitar o processo de autopolinização. Para isso, retirava os órgãos masculinos de uma flor antes que ela iniciasse a produção de grãos de pólen. Posteriormente, coletava o pólen de outra 
planta de variedade diferente e o depositava sobre o órgão reprodutor da flor feminilizada, promovendo uma polinização cruzada. 
Através deste processo, Mendel analisou isoladamente o comportamento de sete características que eram de fácil observação e nitidamente contrastantes. 

mais freqüente 
menos freqüente 

1. Cor da Semente 
Amarela 
Verde 

2. Aspecto da Semente 
Liso 
Rugoso 

3. Cor da Vagem 
Verde 
Amarela 

4. Forma da Vagem 
Lisa 
Ondulada 

5. Altura da Planta 
Alta 
Baixa 

6. Posição da Flor 
Axilar 
Terminal 

7. Cor da Casca da Semente 
Cinza 
Branca 

Inicialmente, Mendel promoveu o cruzamento entre plantas de sementes lisas com plantas de sementes rugosas. Ambas as plantas eram puras para esta característica. Os indivíduos deste cruzamento foram denominados de geração P ou parental. Os indivíduos resultantes deste cruzamento foram denominados de F1, correspondendo à primeira geração de filhos que apresentou 100% de plantas com sementes lisas. O caráter rugoso não se manifestou em F1. Posteriormente, Mendel permitiu a autofecundação 
dos indivíduos de F1. Obteve então a geração F2, com 75% de plantas de sementes lisas e 25% de plantas de sementes rugosas, em uma proporção de três lisas para uma rugosa. 

Em F1 todos os indivíduos eram de sementes lisas, sendo filhos de plantas puras de sementes lisas e de plantas puras de sementes rugosas. Portanto, Mendel denominou a característica lisa de dominante e a característica rugosa de recessiva, pois ela não se manifestou em F1. 
No entanto, a característica rugosa voltou a se manifestar em F2 de modo que ela não foi destruída em F1; pelo contrário, estava presente, mas apenas não se manifestara. Mendel concluiu, portanto, que todos os indivíduos de F1 eram híbridos de constituição LR. 
Em F1, apenas o fator L se manifestou, por ser dominante. No entanto, todos os indivíduos de F1 eram portadores do fator R (gene) para o aspecto rugoso, que não se manifestou por ser recessivo perante 
o fator liso. As plantas de F1, ao se autofecundarem, firmam dois tipos de gametas, L e R. Deste modo, tornaram-se possíveis quatro combinações de gametas.

Translate this Page
Votação
A Lavoura é o Futuro de Portugal
Sim
Não
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (340 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



Large Visitor Globe" type="application/x-shockwave-flash">Large Visitor Globe" />